sábado, 19 de março de 2011

Receita e modo de preparo do sabão de álcool com óleo de cozinha usado



Sabão feito com álcool e óleo de cozinha usado

Os governos municipais e estaduais implantam as campanhas de coleta de óleo de cozinha, mas se a população não separar corretamente o óleo, o resultado esperado não será alcançado, sendo que muitas vezes a culpa não é da população, pois falta orientação e conhecimento de como separar corretamente o óleo, e como fazer o sabão. Com estas etapas aí sim o resultado vai ser acima do esparado, dimunuindo a quantidade de óleo jogados na natureza que contamina o meio ambiente. O planeta precisa de alternativas como estas para diminuirmos a contaminação que lançada todos os dias na natureza, e principalmente fazer a reutilização dos resíduos que geramos diáriamente.

Receita: 
                 03- K de sebo (gordura animal),
                 01- K de soda 99% (hidróxido de sódio (NaOH),
                 03- L de óleo de cozinha usado,
                 02- L de água,
                 05- L de álcool etílico (etanol).


Modo de Preparo:

                Coloque a soda em um recipiente de plástico (bacia ou forma), após coloque a água mexendo com uma pá de madeira ou plástico até diluir a soda, em seguida coloque o álcool com cuidado pois ocorrerá uma reação química, o próximo passo é só colocar o óleo de cozinha e o sebo e mexer com o pá durante uns 10 minutos até começar formar uma espuma na superfície, deixar em repouso até endurecer, corte em barras e coloque em uma embalagem plástica para conservar  até o uso.

    
CUIDADO: Use luvas, óculos e máscara, pois estará trabalhando com produtos químicos.

     Precisamos repassar esta receita para todoas as pessoas que conhecemos, desta maneira estaremos contribuindo com o meio ambiente.
Pedrinho Batista
         Téc. Trat. de Resíduos
CRQ-1340308
                         contato@atitudecorreta.com.br



segunda-feira, 7 de março de 2011

Óleo de cozinha usado

    
    
     As campanhas de separação do óleo de cozinha são implantadas, mas não tem a adesão de toda a população o que compromete a permanência da campanha. O óleo de cozinha usado além de ser matéria prima para fazer Bio-combustível, também pode ser usado para fazer um sabão de ótima qualidade, prática esta que deveria ser seguida principalmente pela população de baixa renda, evitando a compra deste produto para seu uso diário. O que precisamos é fazer uma separação correta deste resíduo na própria cozinha em nossas residências, para que sejam encaminhados corretamente e não descartados (jogados) na natureza, desta maneira estaremos fazendo o ciclo completo para os resíduos, Reciclar, Reutilizar e Reduzir a quantidade de resíduos que geramos diáriamente.


Pedrinho Batista
Téc. Trat. de Resíduos
CRQ-1340308